Vinha do Eirol

A Quinta das Carvalhas é composta por várias pequenas parcelas, expostas em tons de mosaico, em que cada qual expressa o terroir da Quinta com a seu próprio caracter e identidade. Nestas parcelas encontramos as peças essenciais para a complexidade e singularidade dos vinhos que sustentam a gama da Quinta.

Cada parcela é vinificada individualmente, seja ela uma mistura de castas autóctones, seja uma parcela mono-varietal. Por vezes, somos surpreendidos pelo caracter excecional de uma colheita especifica, em que o vinho se diferencia e distancia dos lotes clássicos da Quinta. A vinha do Eirol é um desses casos.

Num lugar remoto da Quinta, a cerca de 360 metros de altitude, exposta a poente, este parcela de vinhas muito velha, instalada sobre tradicionais patamares suportados por muros centenários, reflete um lado muito fino e selvagem do Douro, através de um vinho elegante, mas de grande complexidade e expressão aromática.

Colheitas lançadas:

90 Points

Publicação
Author Name
26 March, 2025

Tellus sed nibh massa faucibus adipiscing enim morbi justo. Vel facilisis sagittis nulla nulla. Laoreet placerat diam elit posuere dui. Tristique purus mattis mattis mi ac auctor quam. Blandit bibendum natoque egestas eu dui elit ultrices tristique.

Guardar até 20 anos
14-16ºC
Vinhas Velhas
Harmonização
Pato
Pombo
Cogumelos
Galeria Quinta das Carvalhas, vinho do douro, vinha do eirol
Galeria Quinta das Carvalhas, vinho do douro, vinha do eirol
Galeria Quinta das Carvalhas, vinho do douro, vinha do eirol
Perfil do Vinho

Um vinho que se diferencia do habitual Douro pela sua cor granada e pouco concentrada. No nariz mostra-se muito fresco e expressivo, com nuances de frutos vermelhos e citrinos, que combinam harmoniosamente com notas vegetais e de ervas aromáticas. Na prova mostra-se amplo e muito sedutor, com sabores muito frescos e originais, sugerindo nuances de bosque e frutos silvestres, terminando muito intenso e persistente.

Vinificação e Estágio

Após uma colheita manual de cariz cirúrgico, as uvas são transportadas até à adega em caixas de 20 kgs. Após passarem por uma criteriosa escolha manual, os cachos são direcionados para um pequeno balseiro de carvalho Francês em que apenas 30% dos cachos são desengaçados e esmagados. Segue-se a fermentação alcoólica a 24-26ºC, com um ligeiro “pisage” e remontagens feitas a balde de modo a procurar uma extração boa mas cuidada. Apos a fermentação alcoólica, o vinho termina a fermentação malolática e estagia em pipas e barricas usadas de carvalho francês.

O Terroir do Vinho

Localizada a poente a uma cota de cerca de 380m na Quinta das Carvalhas, trata-se de uma parcela de vinhas muito velhas na qual, como já é habitual de se encontrar em parcelas centenárias, somos confrontados com uma enorme diversidade de castas autóctones que conferem a este vinho uma enorme complexidade e singularidade.

Parcela: Eirol
Casta: Mistura de Castas
Porta-enxerto: Rupestris du Lot
Área total: 1,2
Ano de plantação: Década de 1920
Sistematização: Vinha tradicional -Poda curta
Altitude: 310m a 350m
Exposição: Poente

Conheça os Nossos
Programas de Enoturismo

Reservar