O Quinta das Carvalhas Reserva representa o estilo mais clássico e original desta Quinta, englobando as várias vertentes deste terroir, tão rico em diversidade, com parcelas localizadas em ambos os quadrantes Norte e Sul.
Este vinho nasce da ambição de retratar a Quinta pela sua história e tradição no panorama Douro DOC, pela mão de Pedro Silva Reis e a sua Fine Wine Division. Enquanto procuramos inovar e descobrir novas castas e abordagens, é no estilo clássico duriense que valorizamos a nossa identidade e respeito pelo terroir. Nas Vinhas Velhas do quadrante norte da Quinta encontramos a estrutura, complexidade e a profundidade deste vinho, enquanto que nas parcelas de exposição sul temos o seu lado mais redondo e sedutor.
Vinho de bela e intensa cor ruby, com frescos e intensos aromas varietais, como notas de fruta vermelha bem madura, frutos e ervas do bosque, e ligeiras nuances de madeira bem integrada, mostrando muita complexidade. Um vinho encorpado, mas muito fresco, vibrante e equilibrado, com sabores de fruta preta e madeira bem integrada, terminando com um final de prova muito longo, coroado por uma excelente acidez.
As uvas são colhidas à mão e transportadas até a adega em caixas de 20kg. Após passarem por um criteriosa escolha manual, os cachos oriundos de parcelas de vinhas velhas, são desengaçados e direcionados para lagares de granito, onde se seguirá a fermentação alcóolica com a tradicional pisa a pé. Os cachos da casta Touriga Nacional são desengaçados, e as uvas são levemente esmagadas antes de serem direcionadas para cubas de fermentação. Segue-se a fermentação alcoólica do mosto a temperatura controlada entre os 24-26ºC. O vinho depois estagia em barricas novas (20%) e usadas (80%) de carvalho francês por um periodo de 12 meses até ao engarrafamento.
Parcela: Múltiplas parcelas
Casta: Vinhas Velhas, Touriga Nacional
Ano de plantação: Década de 1930, 2001
Altitude: 200m-300m
Exposição: Norte/Sul